quarta-feira, 11 de maio de 2011

ANIMAÇÃO - PARTE 06

NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA
+

VIDA DE INSETO
=

FORMIGUINHAZ
COMENTÁRIO: Houve um período estranho para o cinema na segunda metade dos anos 90. Simultaneamente, dois estúdios tinham as mesmas idéias para filmes sobre vulcões (Volcano – A Fúria e O Inferno de Dante), sobre meteoros (Impacto Profundo e Armageddon) e sobre... insetos. Se um copiou o outro? Vai saber... mas neste último caso eu assumirei que sim.
Que fique claro que isso se resume exclusivamente á temática, visto que a animação da Pixar é genial, porém mais infantil.
FormiguinhaZ é um projeto muito interessante. Conta a história de uma formiga que se cansa de seguir as regras de uma sociedade onde apenas se trabalha, e os papéis sociais são definitivos. O herói é dublado por Woody Allen! No elenco de coadjuvantes, temos Sharon Stone, Sylvester Stallone, Gene Hackman, Cristopher Walken, Jennifer Lopez, Anne Bancroft e Dan Aykroyd. Impressionante.
O roteiro é extremamente irônico quando fala de direitos trabalhistas, conformismo e até mesmo aludindo ao nazismo (o plano do vilão é exterminar as formigas operárias, para que apenas os soldados, “raça superior”, comandem a colônia).
Allen está impagável como o herói Z. É uma oportunidade única de vê-lo numa mega-produção com milhares de figurantes e cenários gigantescos... literalmente.
Diversão garantida para crianças e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário