quinta-feira, 30 de junho de 2011

AÇÃO - PARTE 06

O COMBOIO DO TERROR+

VIAGEM À LUA+

TENTÁCULOS=

TRANSFORMERS 3 - O LADO OCULTO DA LUACOMENTÁRIO:
Segunda esta entrevista que deu ao site Omelete, diretor Michael Bay teve uma conversa com James Cameron (o diretor de Avatar), e este lhe disse que devia rodar Transformers 3 em 3D.
Ao indagar o porque, Cameron respondeu que são filmes como esses que fazem a tecnologia do cinema evoluir. Avatar foi revolucionário, e fez acontecer uma onda de filmes 3D “de segunda mão”. Em especial, filmes convertidos posteriormente, que apresentavam grotescos erros na conversão (Fúria de Titãs é o maior exemplo disso). Ou seja, cobramos mais caro por um filme que não foi preparado para esta tecnologia.
Por isso, Bay fez este Transformers em 3D de verdade. Planejou o filme para isso e usou as câmeras necessárias para isso. E isso é um trunfo neste novo filme. Porém, é o único.
Nem vou falar muito da trama, que envolve a chegada do homem à Lua e uma nova tentiva dos Decepticons de dominar o mundo.
Aliás, o filme é isso: mais do mesmo.
Muitas cenas de ação grandiloqüentes, muitas piadinhas, muito barulho, muitas bandeiras americanas tremulando... só que tudo em maior escala.
Trasformers 2 foi uma bagunça. Não dava pra entender o que estava acontecendo.
Mas ao filmar em 3D, Bay se viu obrigado a diminuir o ritmo das cenas (pois o 3D precisa de mais tempo para que a imagem se ajuste à nossa retina e possamos compreendê-la). Isso é um fator positivo. As cenas de quebradeira tem melhor compreensão, com uma riqueza de detalhes impressionante.
Mas aí vem o principal problema: Bay é um megalomaníaco. Assim, como o segundo filme, Transformers 3 tem duas horas e meia de duração. Após uma hora e meia de barulho, eu já me encontrava anestesiado. E pela hora seguinte meus olhos e cérebro foram maltratados por um clímax que nunca termina, arrastando a ação até muito além do necessário.
Alguém precisa avisar Michael Bay que 100 minutos é um ótimo tempo pra contar uma história. Aliás, vivemos em um tempo onde qualquer filme tem duas horas e meia de duração... E isso é uma bobagem.
Mas voltando ao início: Talvez cineastas assim realmente ajudem o cinema a evoluir tecnicamente, ultrapassando limites e descobrindo novas lentes, efeitos e câmeras. O problema é que James Cameron tem talento. Já Michael Bay é, neste caso, apenas um mal necessário.

2 comentários:

  1. Pra quem gosta de merda, é um prato cheio.
    (ai desculpa eu precisava escrever essa frase).

    ResponderExcluir
  2. apoiada a reclamação quanto a estes filmes longos demais. coisa de quem não sabe editar os filmes, e um dos culpados é o tarantino, que teve a pachorra de lançar uma bobagem como kill bill em duas partes.

    ResponderExcluir