sábado, 2 de julho de 2011

ANIMAÇÃO - PARTE 09

CARROS
+

007 CONTRA A CHANTAGEM ATÔMICA+

GRAND PRIX=

CARROS 2COMENTÁRIO:
Clichê. Comum. Ordinário. Palavras que nunca pensei em associar a um longa da Pixar.
Mas finalmente aconteceu. Já considerava o primeiro Carros o mais fraco filme do estúdio. Porém, ainda existia o frescor da novidade naquele mundo povoado por automóveis e trocadilhos divertidos com o nosso mundo.
Mas pra que uma sequência, se você vai apenas mostrar mais do mesmo?
Na história, Relâmpago MacQueen vai participar de um torneio de corridas ao redor do mundo e leva seu amigo Mate na bagagem. Mate acaba envolvido numa intriga de espionagem estilo 007, e vira um agente-secreto por acaso.
O visual é deslumbrante, como sempre. A recriação digital de Paris e Londres, entre outras, é de encher os olhos. As cenas de ação também são bem orquestradas.
E é isso. Sempre considerei Mate um personagem irritante. Alçado a condição de protagonista (sim, MacQueen fica em segundo... não, terceiro plano), o personagem dispara piadinhas que, em sua maioria, não funcionam.
Tudo acaba reduzido a um punhado de cenas de ação interligadas por um roteiro sem criatividade alguma (algo difícil de acreditar vindo do estúdio que colocou um senhor de 80 anos como protagonista).
Ao final, fica uma sensação de “legal”. Seria um bom filme se viesse da Dreamworks (Kung Fu Panda) ou da Blue Sky (A Era do Gelo). Mas a própria Pixar nos acostumou a ver um clássico por ano em filmes como Up, Ratattouille, Wall-E e Toy Story 3.
Realizar a continuação de um filme só porque ele tem a segunda maior quantidade de produtos licenciados (depois de Toy Story) é uma vergonha.
Pela primeira vez, o estúdio realiza um longa que deve agradar somente as crianças. E SOMENTE elas.
A melhor coisa é o curta de Toy Story, Férias no Hawai, exibido antes do filme em si.
Agora é esperar que Valente, previsto para 2012, traga os bons tempos de volta. Afinal, eles ainda tem muito crédito pra queimar. Muito mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário