sábado, 9 de julho de 2011

AVENTURA - PARTE 16

CONVENÇÃO DAS BRUXAS
+

UMA ESCOLA ATRAPALHADA=
HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFALCOMENTÁRIO:
O primeiro Harry Potter gerou uma comoção incrível. Eu, tanso que sou, não tinha ouvido falar dos livros. Mas obviamente fui conferir o filme.
E me apaixonei pelo universo do garoto órfão criado pelos tios egoístas, e que descobre ser um bruxo, passando a freqüentar uma escola de feitiçaria.
Curioso isso de “se apaixonar por uma história”. Com a trilogia O Senhor dos Anéis isso não aconteceu. Não rolou. Mas falarei desta trilogia outra hora.
Talvez a vontade de fugir da realidade para um escapismo bem infantil tenha me tornado fã da saga, me fazendo comprar todos os livros e devorá-los rapidamente.
Este filme, dirigido por Chris Columbus (de Esqueceram de Mim) é um primor no quesito “trasposição da obra literária”. Tudo é detalhado, rico e bem representado. Os efeitos especiais, a direção de arte e o figurino ao impecáveis.
O elenco infantil também funciona muito bem (e foi melhorando com o passar dos anos). Columbus acerta ao cercá-lo de coadjuvantes de luxo como Alan Rickman (Razão e Sensibilidade) e Maggie Smith (O Jardim Secreto).
É uma história leve, engraçada e infantil. Adorável.
Tudo foi se tornando mais “escuro” com o decorrer dos filmes, mas falaremos disso nos próximos dias.
Este primeiro Harry Potter é uma celebração muito bem-realizada daquele desejo que todos tivemos, um dia, de possuir poderes mágicos e partir para um mundo diferente deste lugar onde vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário