domingo, 5 de junho de 2011

MUSICAL - PARTE 05

NORMA RAE+

A NOVIÇA REBELDE
+

QUERO VIVER!
=

DANÇANDO NO ESCURO
COMENTÁRIO:
Somente Lars Von Trier (Os Idiotas) poderia utilizar de um gênero tão otimista como o musical e fazer um dos filmes mais tristes e desesperançosos da história do cinema.
Bjork (que ganhou a Palma de Ouro) interpreta Selma, operária que se sacrifica para economizar o dinheiro necessário para a cirurgia que evite uma doença ocular degenerativa em seu filho. Tudo isso enquanto ela própria já está ficando cega. Ela acaba presa, vítima de um policial corrupto. E acreditem, seu calvário só piora.
Imaginar-se em sequências musicais torna-se a única fuga de Selma de sua terrível realidade, o que resulta em cenas recheadas de poesia e emoção. Tudo isso sem tornar-se um grandioso musical da Broadway, o que torna a construção e execução das cenas ainda mais interessante.
A forma como Von Trier constrói nossa compaixão pela personagem, para posteriormente sujeitá-la a incontáveis humilhações, é exemplarmente bem-conduzida.
Somos manipulados do início ao fim, sofrendo junto de Selma cada desgraça que lhe acontece (e são muitas. Muitas mesmo.) A música sempre surge como um fator de tristeza e agonia, num crescendo de desepero que culmina no magnífico desfecho.
Dividiu muitas opiniões mundo afora. Eu considero uma obra-prima.

Este post contou com a colaboração de Vicente Concílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário