sábado, 16 de julho de 2011

AVENTURA - PARTE 23

O SENHOR DOS ANÉIS - O RETORNO DO REI+

ABRACADABRA+

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 01+

A MONTANHA-RUSSA+

KILL BILL - VOLUME 02=

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 02COMENTÁRIO:
Se a parte 01 de As Relíquias da Morte teve muita conversa, esta parte 02 é simplesmente um clímax de duas horas e vinte. Um clímax em diversos sentidos.
Harry e seus amigos continuam tentando destruir as horcruxes que faltam, enquanto Lorde Voldemort parte para Hogwarts para destruir e conquistar. O campo de batalha está preparado para a luta final entre os grandes inimigos do mundo bruxo.
Partindo sem firulas para a ação, o filme engata uma linha contínua de cenas de ação embasbacantes (a invasão ao banco de Gringotes já nasce como uma ótima atração do futuro parque de Harry Potter), tudo isso intercalado por momentos emocionantes envolvendo diversos personagens queridos e revelações bombásticas de alguns nem tanto.
Não dá pra negar que a Warner Bros. fez um fantástico trabalho nesta saga. Oito filmes que fizeram milhões de pessoas se sentirem fãs respeitados e recompensados por marcar presença nos cinemas desde 2001. Eu mesmo fui fisgado pelo primeiro filme e virei fã incondicional, devorando todos os livros e filmes.
É emblemático que atores de filmes anteriores retornem (Gary Oldman, Emma Thompson, Jim Broadbent, Jhon Hurt, todos estão lá), mesmo que para apenas uma cena. Isso é saber respeitar quem acompanhou a saga por tanto tempo.
Enquanto isso, atores como Alan Rickman (Snape) e Maggie Smith (Minerva) tem chance de brilhar em momentos memoráveis. Ela comandando uma batalha de enormes proporções e ele... Bem, talvez em 2012 finalmente a Academia reconheça o excelente trabalho de Rickman como Snape e indique-o ao Oscar de coadjuvante. Suas cenas neste filme são emocionantes.
Mas na verdade não queremos o reconhecimento da Academia. Queremos é testemunhar o clímax de um fenômeno que tomou conta do mundo, e que atinge seu apogeu num filme emocionante, emocional, repleto de belos momentos dramáticos e frases que esperamos anos para ouvir na tela (“Not my daughter, bitch” é a minha preferida).
Como fãs, obviamente esperamos cenas que não vieram, ou nos frustramos com cenas pouco exploradas. Mas como o próprio Yates disse numa entrevista, nenhum filme vai superar o filme que criamos na nossa cabeça. É impossível.
E se o epílogo parece um pouco desnecessário (assim como no livro), pelo menos ele é simples, direto e singelo. Não possui aqueles 12 finais de O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei.
Um fim muito digno para uma saga que entra para a história do cinema. E que fará muita falta desde já.

2 comentários:

  1. adorei a referência 'a Rollercoaster! hihihihi

    ResponderExcluir
  2. adorei o texto, malcon. fui assistir ao filme hoje e concordo com tuas palavras: um fim muito digno, bonito, bem feito, sem excessos. [tb dispensaria o epilogo, mas meu primo de 12 anos gostou tanto tanto, que entendi que para essa idade é importante um 'desfecho' mais esperançoso]

    ResponderExcluir