quarta-feira, 27 de julho de 2011

DRAMA - PARTE 13

O TERROR VEIO DO ESPAÇO+

O SENHOR DAS MOSCAS+

CEGOS, SURDOS E LOUCOS=

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRACOMENTÁRIO:
A adaptação do best-seller de José Saramago me sempre pareceu difícil. Para mim, é um livro tenso, difícil e muito especial. Mas Fernando Meirelles (Cidade de Deus) topou o desafio de tornar em imagens... a cegueira.
Na trama, uma epidemia de cegueira atinge a humanidade e os cegos são colocados em quarentena (e, posteriormente, sendo abandonados nela). Somente a mulher de um médico ainda mantém a visão, e tenta guiar um grupo de pessoas em meio à selvageria que surge conforme a humanidade vai sendo deixada para trás.
O resultado é muito bom. O diretor alcança um equilíbrio muito interessante entre respeito à obra original, ao mesmo tempo em que cria uma película com personalidade própria. É neste equilíbrio que reside a beleza do filme.
Também contribuem uma fotografia e uma trilha sonora que nos deixam tão desorientados quanto os cegos que habitam o universo de “Blindness”.
Por fim, Julianne Moore (As Horas) entrega uma das melhores performances de sua carreira como a mulher do médico, uma personagem nada de heróica, e que deseja mais do que tudo não poder ver aquilo que é obrigada a testemunhar.
Um filme que incomoda e divide opiniões.
E se não atinge o mesmo patamar do livro, é porque, pelo menos na minha opinião, isso raramente acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário