sexta-feira, 29 de julho de 2011

POLÊMICA - PARTE 05

O ABOMINÁVEL DR. PHIBES+

FRANKENSTEIN+

MICROCOSMOS=

A CENTOPÉIA HUMANACOMENTÁRIO:
Demorei bastante pra ver A Centopéia Humana, o (segundo a mídia) “filme mais chocante dos últimos tempos”. Sempre lembro que aparece pelo menos um desses por ano. São tempos chocantes estes.
Na trama, duas amigas americanas estão em viagem pela Europa e, durante um passeio noturno de carro no meio da floresta (ai,ai...) tem um pneu furado. Avistam uma casa e acabam prisioneiras de um cirurgião alemão maluco que planeja costurar três pessoas através de suas bocas e ânus e criar uma... bom... centopéia humana.
A idéia é instigante. Bizarra mesmo. Do tipo “quem pensou nisso, meu deus?”
O problema começa já no momento em que o cirurgião aparece. O ator
Dieter Laser é de uma canastrice inacreditável, beirando o expressionismo e lembrando o ator Max Schrek (Nosferatu). Cria pausas e trejeitos que tornam o personagem tão esquisito que este acaba se tornando involuntariamente engraçado. E isso se repete durante todo o tempo da produção. Sem contar a cara de “gozei” que ele faz todas as vezes que, de alguma forma, passa por um momento de excitação. Risível.
O melhor momento do filme é a cena onde Laser explica a cirurgia para sua vítimas, utilizando um jurássico retro-projetor. Com desenhos simples, o horror se constrói em nossas mentes, gerando nojo e agonia.
Mas eis que a cirurgia acontece, e tudo que tinha sido construído se desfaz.
O desespero inicial da situação dos integrantes da centopéia se perde em meio a momentos patéticos que, junto da atuação exagerada do vilão, cansam e se tornam desinteressantes.
A tensão volta no final, mas o caricatural Laser segue atrapalhando qualquer clima que se instaure.
Resta o epílogo, absolutamente desesperador e trágico. Mas é muito pouco perto do potencial doentio que a história tinha.
Mais um caso de "idéia muito melhor do que o filme".
Não posso concluir este comentário sem citar a atitude mais horrível, nojenta e de mau-gosto do protagonista do filme. Pior mesmo do que seus modos estranhos e experiêcias bizarras. ELE USA CROCS!
Imperdoável!

Um comentário:

  1. Se o roteiro se preocupasse menos em mostrar e insistisse na força da sugestão, se fosse dirigido pelo Cronenberg, se o protagonista atuasse para as plateias de hoje, e se ele não usasse crocs...seria legal.

    ResponderExcluir