sábado, 23 de julho de 2011

TERROR - PARTE 08

À MEIA NOITE LEVAREI SUA ALMA+

JOGOS MORTAIS+

O NOME DA ROSA=

ECNCARNAÇÃO DO DEMÔNIOCOMENTÁRIO:
30 anos após o lançamento de À Meia Noite Levarei sua Alma, José Mojica Marins conseguiu concluir a trilogia de seu personagem Zé da Caixão.
Após anos na cadeia, Zé é libertado e continua sua busca pela mulher superior, aquela que lhe dará um descendente. Enquanto realiza terríveis atrocidades com suas candidatas, uma dupla de policiais e uma monge tentarão detê-lo.

Ver um filme do Zé do Caixão já foi, em sua essência, uma coisa maravilhosa. Mais anda porque, desta vez, ele teve condições de levar às telas um trabalho muito melhor acabado (tecnicamente) às telas. Fotografia, direção de arte, tudo apresenta um verniz de “cinemão”.

Mas não pensem que por isso Mojica tornou seu cinema “censura 13 anos”.

As cenas de terror e tortura apresentadas no filme são tão horríveis e realistas que fazem Jogos Mortais parecer um trem-fantasma tosco.

Baratas, membros decepados e ratos introduzidos em certos orifícios traduzem o misto de horror e sexualidade que Mojica sempre explorou em suas obras (mesmo fora do universo de Zé do Caixão).

Está tudo lá... o terror gráfico e o simbólico (a cena do purgatório é excepcional.)
Jece Valadão apresenta uma última performance memorável. Ele morreu antes da filmagens terminarem, e o roteiro foi reescrito para que seu personagem não fosse cortado. Você nem notaria isso se não soubesse, tamanho o primor do roteiro e da edição da película.

Aliás, o elenco inteiro entendeu muito bem como atuar no filme, apresentando performances caricatas na medida certa, sem descambar para a auto-paródia.

Destaque também para a reconstituição do final de Esta Noite Encarnarei no seu Cadáver. A cena foi feita utilizando um dublê americano de Mojica, e mostrou o final originalmente escrito e modificado pela censura.

Uma obra-prima do terror nacional... e mundial.

Um comentário:

  1. E o encontro histórico dos gêios da contracultura: Zé Celso e Zé do caixão!!!!

    ResponderExcluir