quarta-feira, 10 de agosto de 2011

AVENTURA - PARTE 26

ENCANTADA+

ALVIN E OS ESQUILOS+

AVATAR=

OS SMURFSCOMENTÁRIO:
Sempre adorei os Smurfs. Na infância, tinha todos os bonequinhos. O disco, tenho até hoje (deve valer algo no Mercado Livre...).
E o filme? Bom, esse eu não vou querer na minha estante.
Na trama, um grupo de Smurfs atravessa um portal e vem parar em Nova York. Agora eles contam com a ajuda de alguns humanos para fugir do terrível Gargamel e voltar para casa.
Afinal, será que uma trama das criaturinhas azuis não se se sustentaria sozinha? Precisa trazê-los pra Nova York numa clara opção mercadológica? Sem contar no excesso de trocadilhos com qualquer coisa que seja azul (as propagandas nos táxis chegam a irritar).
O choque cultural fantasia X Nova York já foi recentemente explorado no excelente Encantada, e com resultado muito superior.
Assumidamente infantil, a trama dirigida por Raja Gosnell (de Scooby Doo e Vovó...Zona) ainda encaixa piadinhas escatológicas típicas de filmes para o público infantilóide.
Os Smurfs criados em CGI são muito bem realizados, assim como sua interação com o mundo real. Mas hoje em dia, isso é o mínimo, não é?
Na ala dos atores humanos, um festival de séries de tv. Temos Neil Patrick Harris (de How I Met Your Mother) e Jayma Mays (Glee) como o casal que ajuda os Smurfs. Também temos Sofia Vergara (Modern Family) como a terrível chefe do personagem de Harris. Todos atuando no módulo "filme infantil", o que tira muito da credibilidade de suas interpretações.
Resta o grande trunfo da produção: Hank Azaria (de A Gaiola das Loucas e do seriado Mad About You) cria um Gargamel perfeito. Ele parece ter saído diretamente do desenho animado, proporcionando momentos engraçadíssimos envolvendo tombos e pancadas, além da hilariante relação com o gato Cruel (também em CGI). Confesso que gatos sempre me fazem rir... ainda mais quando conversam em "miado".
O filme diverte de maneira rápida e indolor. Podia ser menos tolo, mas não é a bomba anunciada. Apenas tenha em mente que ele não foi feito para você, que viu o desenho na infância. Ele foi feito para o seu filho.


Um comentário:

  1. obrigado malcon, não vou gastar meu suado dinheirinho com isso...fico com a memória boa da infância.

    ResponderExcluir