quinta-feira, 18 de agosto de 2011

COMÉDIA - PARTE 26

A MALVADA+

O TRIUNFO DA VONTADE+

MELODIA DA BROADWAY=

PRIMAVERA PARA HITLERCOMENTÁRIO:
Mel Brooks é, provavelmente, o maior gênio da comédia da segunda metade do século XX. Primeiro, ele criou a série de tv Agente 86. Depois, suas paródias como O Jovem Frankenstein, Banzé o Oeste, A História do Mundo - Parte 1, S.O.S - Tem um Louco Solto no Espaço e Alta Ansiedade parodiaram sem dó grande clássicos do cinema, sempre com elegância e sacanagem na medida certa.
Mas antes disso, houve Primavera para Hitler, sua estréia como diretor.
Na trama, um produtor falido (o comediante Zero Mostel) une-se à um contador nervosinho (Gene Wilder, de A Fantástica Fábrica de Chocolate) para juntos criarem o maior fracasso da Broadway de todos os tempos e fugir com o dinheiro dos investidores. Descobrem, então, que um nazista escreveu um musical de elegia à Hitler. Porém, após uma série de acontecimentos, a montagem torna-se um insuspeito sucesso.
O roteiro, premiado com o Oscar na categoria "original", é de uma genialidade absurda, esmiuçando de maneira extremamente irônica os bastidores do mundo da broadway.
Além, claro, de avacalhar o nazismo de uma maneira nunca vista antes.
Se um musical em homenagem à Hitler soa extremamente ultrajante, você nem imagina o que acontece quando o ator pricipal (o tal nazista) e substituído pelo diretor da peça na última hora.
Brooks não deixa pedra-sobre-pedra, vingando-se com muita classe (é sabido que Brooks perdeu familiares no holocausto).
O próprio diretor transformou seu roteiro num musical da Broadway de grande sucesso, e este virou um novo filme em 2005. Mas isso é outra história.
Até hoje uma comédia engraçadíssima, Primavera Para Hitler é demolidor em seu humor e em sua crítica. Delirante!

Um comentário: