sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FILMES DO CORAÇÃO - PARTE 13

ABBA - O FILME+

CASAMENTO GREGO+

OPERAÇÃO CUPIDO=

MAMMA MIA!COMENTÁRIO:
Uma de minhas mais tenras memórias de infância é ouvir minha mãe fazendo a faxina e ouvindo ABBA. Isso já explica anos de memória afetiva relacionada ao grupo sueco.
E eu, realmente, adoro quase todas as canções deles. Tem um romantismo, uma ingenuidade e uma cafonice deliciosas.
E tudo isso está em Mamma Mia! (que, por coincidência, teve estréia mundial no meu aniversário).
Na trama, uma jovem (Amanda Seyfried, de Cartas para Julieta) vai se casar e, na ânsia de conhecer o pai, convida os três ex-namorados de sua mãe (Meryl Streep, de As Pontes de Madison) na esperança de descobrí-lo. Obviamente, tudo dá muito errado.
Uma história como essa combina perfeitamente com as musicas do ABBA, explicando o enorme sucesso que o musical faz na Broadway há mais de 20 anos, e o sucesso do próprio filme.
A ambientação numa Grécia super-iluminada também colabora com o clima "conto-de-fadas" da narrativa.
O elenco diverte-se como nunca. Streep domina a tela e tem momentos divertidíssimos ora sozinha (em Mamma Mia!), ora na companhia de suas amigas Cristine Baranski (de A Gaiola das Loucas) e Julie Walters (de Billy Elliot) em números como Dancing Queen ou Chiquitita.
Solando, ela arranca lágrimas no apoteótico The Winner Takes It All.
Pierce Brosnan (007 contra GoldenEye), Colin Firth (O Discurso do Rei) e Stellan Sarksgard (Exorcista - O Início) também tem bons momentos. No caso de Brosnan, até a ruindade musical e canastrice jogam a favor.
Mas quem reina mesmo são as mulheres. Baranski, eterna coadjuvante, brilha em Does You Mother Know, enquanto Walters tem seu grande momento em Take a Chance on Me.
Um filme pra assistir de coração aberto pois, como o ABBA, é cafona, romântico e ingênuo.
E vai te dar um enorme sorriso no rosto. Quando entrar o bis, você vai cantar junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário