segunda-feira, 29 de agosto de 2011

POLÊMICA - PARTE 06

A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS+

EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO=

A VIDA DE BRIANCOMENTÁRIO:
O grupo inglês de humor Monty Phyton já havia causado muito barulho na tv, além de ter estreado nos cinemas com o hilariante Em Busca do Cálice Sagrado. Para seu segundo filme, miraram suas armas em um alvo no mínimo proocativo: Jesus Cristo.
A Vida de Brian conta a história de um rapaz (Graham Chapman) que nasceu na manjedoura ao lado de onde nascia Jesus Cristo. Desta forma, ela passa a vida sendo confundido com o messias.
A partir desta sinopse, o grupo destila seu mais fino humor, passando desde as mulheres que usam barbas falsas para partcipar de apedrejamentos até infames trocadilhos com os nomes do romanos (como Biggus Dickus).
Mas o que aparece em primeiro plano é, sem dúvida, o ateísmo do qual o grupo de orgulhava. Se fazer piadas com a vida de Cristo já geraria protestos, a postura que o roteiro toma frente à divindade é assumidamente atéia, em sequências que podem chocar os mais sensíveis.
Isso gerou diversos protestos na época do lançamento do filme que, de minha parte, é o mais bem-acabado do grupo (embora considere O Cálice... o mais engraçado).
Todo o elenco se traveste em diversas figuras que entram e saem de cena deixando um rastro de infâmia e indecência.
Obviamente as animações de Terry Gillian estão lá, em especial no tal "momento mais ateu da história do cinema" que citei acima.
O clímax gerou uma canção que ainda ecoa nos ouvidos dos fãs até hoje. "Always look the bright said of life" virou uma espécie de hino dos Phyton, unindo a diversão, a crítica e o escracho como eles sempre fizeram tão bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário