domingo, 28 de agosto de 2011

FILMES DO CORAÇÃO - PARTE 17

ID4 - INDEPENDENCE DAY+

PALHAÇOS ASSASSINOS=

MARTE ATACA!COMENTÁRIO:
Um injusto (pelo menos pra mim) fracasso de bilheteria. E tinha tudo para dar certo. Afinal, o mundo acabava de tornar Independence Day um sucesso arrasador, e Marte Ataca! parecia uma paródia do mesmo (apesar do filme já estar em produção quando ID4 foi lançado).
Na trama, baseada numa coleção de figurinhas dos anos 50, a Terra é invadida por marcianos verdes, cabeçudos e que pronunciam apenas um sílaba: "Ak"! Acompanhamos a destruição do planeta a partir do ponto de vista de diversos personagens que tentam sobreviver ao caos criado pelas criaturas.
O elenco é estelar: Jack Nicholson (Batman), Glenn Close (Atração Fatal), Danny De Vitto (Irmãos Gêmeos), Anette Bening (Os Imorais), Michael J. Fox (De Volta Para o Futuro), Sarah Jessica Parker (Sex and the City) e Pierce Brosnan (007 Contra GoldenEye). E isso só pra ficar no elenco principal, uma verdadeira festa para cinéfilos. Até Pam Grier (Jackie Brown) e Tom Jones estão lá.
O diretor Tim Burton (Edward, Mãos de Tesoura) abandona a estética dark e abraça um colorido tão intenso que chega a doer nos olhos, principalmente nos marcianos, seus discos voadores e armas.
Os marcianos, aliás, tratam a invasão da Terra como um bando de adolescentes mal-educados destruindo um super-mercado. Afinal, eles querem só se divertir.
O elenco atua de maneira engraçadíssima (Nicholson tem dois papéis), emulando a interpretação dos heróis e mocinhas dos filmes de ficção dos anos 50 com grande eficácia. Todos eles baseados em arquétipos do gênero: o presidente idiota, a mocinha em apuros, o general que quer explodir tudo, etc.
Porém, o senso de humor do filme parece não ter agradado ao público, tornando a produção um fracasso de bilheteria.
Pra mim, é uma ótima comédia que ainda se tornará um cult movie, tal qual os filmes B que a inspirou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário