sábado, 27 de agosto de 2011

TERROR - PARTE 12

OS INOCENTES+

O SEXTO SENTIDO=

OS OUTROSCOMENTÁRIO:
"Mais cedo ou mais tarde eles vão te encontrar". Na minha opinião, esta é uma das melhores taglines já criadas para o pôster de um filme. Sugere paranóia, terror e mistério. Quem são os outros (não falo dos "outros" da finada série Lost...)?
Na trama, passada na Inglaterra de 1945, Grace (Nicole Kidman, de Moulin Rouge) espera que seu marido volte da guerra na companhia de seus dois filhos. As crianças tem uma rara doença que impede-as de ser expostas à luz solar. A chegada de um sinistro novo grupo de empregados parece desencadear fatos estranhos na casa, que envolvem visões de fantasmas por parte das crianças.
Escuridão, neblina, casarões antigos, crianças... elementos perfeitos para um suspense arrebatador como este.
Dirigido com muita classe pelo Chileno Alejandro Amenábar (de Abre Los Ojos), o clima opressivo do filme garante desde o início uma incomôda sensação de que algo está espreitando aquela família. A estranha doença das crianças permite que a fotografia mantenha-se sempre muito escura, recorrendo basicamente à luz de velas, o que gera um apavorante e hipnotizante jogo de sombras.
Conforme os fatos estranhos envolvendo fantasmas vão aumentando, percebemos o fantástico alcance dramático de Kidman, que estava no auge após Moulin Rouge. Sua interpretação é cheia de sutilezas que colocam em dúvida a sanidade da personagem.
Destaque também para a excelente Fionnula Flanagan (de Mães em Luta), impecável na composição da sinistra governanta da casa. Ela mete medo apenas com um olhar.
Os Outros é a prova de que um filme de terror pode ser absolutamente bem-sucedido sem apelar para efeitos especiais grotescos, mas recorrendo apenas à imaginação da platéia.
Afinal, nada é mais apavorante do que "os outros" que criamos em nossa mente.
Um filmaço que, após seu acachapante clímax, deixará você com um agradável nó na cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário