quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SUSPENSE - PARTE 09

EPIDEMIA+

TRAFFIC=

CONTÁGIOCOMENTÁRIOS:


Por Malcon Bauer: Onze Homens e um Ebola. Quando vemos o elenco de Contágio, essa idéia pode vir à cabeça. Mas não se preocupe, que desta vez o diretor Steven Soderbergh voltou ao estilo do consagrado Traffic. Ou seja: ele destrincha em todos os complexos meandros uma situação que envolve extremos (neste caso, o surgimento e evolução de uma crise mundial envolvendo um vírus transmissível pelo toque).
O elenco é mesmo estelar. Temos Matt Damon (Gênio Indomável), Gwyneth Paltrow (Shakespeare Apaixonado), Marion Cotillard (Piaf), Kate Winslet (O Leitor), Jude Law (Alfie – O Sedutor) e Laurence Fishburne (Matrix). De tirar o folêgo.
E o roteiro não tem o menor pudor em eliminar grandes estrelas com poucos minutos de projeção. Poucos diretores, como Soderbergh, tem prestígio para isso.
Acompanhamos a crise do ponto de vista do homem comum, dos militares, de um blogueiro alarmista e de médicos que tentam lidar com a gravidade do vírus.
Uma das grandes virtudes de Soderbergh é não se entregar ao dramalhão. Os momentos dramáticos existem, mas inseridos numa narrativa que se preocupa muito mais em mostrar com frieza todas as etapas da epidemia. A trilha sonora eletrônica contribui para essa atmosfera analítica, pontuando as cenas.
Tenso , dinâmico, bem dirigido e atuado, Contágio é um retrato bem realista do que seria uma epidemia dessas proporções.
É assustador acompanhar os closes em fechaduras, portas, janelas e apertos de mão impostos por Soderbergh. Maníacos por limpeza terão um orgasmo (ou in infarto).
"Assustador". É isso: Contágio é o melhor filme de terror que surgiu em 2011. Veja e saia correndo para comprar um potinho de álcool em gel.

Por Vicente Concílio: Steven Soderbergh é um diretor que faz muitos filmes experimentais , mas que também construiu uma carreira cheia de filmes comerciais. Foi ele quem alçou J.Lo ao posto de “atriz possível”, com o policial Irresistível Paixão; foi ele quem encheu a tela com o charme dos ternos Armani e muita jogatina na série iniciada com “11 Homens e um segredo” e foi ele quem ofereceu a Julia Roberts o papel que lhe rendeu o Oscar, em Erin Brockovich, no mesmo ano em que ele recebeu o seu, de direção, por Traffic. Esse trânsito entre o comercial e o experimental faz dele um diretor de sucessos interessantes, em que sua marca autoral está sempre evidente, destacando a sua obra daquele monte de obras produzidas a toque de caixa pela indústria americana.
Erin Brockovich tinha tudo para ser um Norma Rae dos anos 2000, mas a maneira como o roteiro e a direção constroem sua protagonista, com uma certa frieza analítica no tratamento das cenas e o cuidado em evitar que um tom emocionalista transborde ao longo das sequências fazem do filme algo maior que um telefilme biográfico.
Algo semelhante acontece neste filme Contágio. A história não apresenta nada de novo. Trata-se de mais um suspense sobre o surgimento de um vírus mortal que se espalha rapidamente pelo toque e que, até aparecer uma cura, vai provocar terror e medo na humanidade. Já vimos essa história diversas vezes, em Epidemia, Blindness e até em Eu sou a lenda. Mas a maneira pela qual ela nos é contada aqui faz toda diferença. Sob a forma de um thriller de combate ao vírus, o filme acaba abordando muitos outros temas. Assim ele revela as diversas instâncias políticas que lidam com o fato, montando um instigante panorama no qual acompanhamos vítimas e seus familiares, políticos, cientistas, médicos e jornalistas, todos lidando com a iminência de uma calamidade e, enfim, da própria morte. Chama atenção o fato de que o elenco estelar, do qual fazem parte figuras do porte de Kate Winslet e Marion Cotillard, atua na mais sutil naturalidade. O filme extrai sua força exatamente por não colocar os atores em cenas de alta voltagem dramática, o que certamente frustra, mas contribui para a natureza gélida da obra, que pende mais para um protocolo científico do que para um drama apocalíptico.

São duas horas de incômodo e satisfação que só obras instigantes podem proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário