sábado, 14 de janeiro de 2012

AVENTURA - PARTE 31

SHERLOCK HOLMES+

CAPITÃO AMÉRCIA - O PRIMEIRO VINGADOR+

007 - O AMANHÃ NUNCA MORRE=

SHERLOCK HOLMES - O JOGO DE SOMBRASCOMENTÁRIO:
Eu tinha gostado do primeiro Sherlock Holmes, embora tenha achado a bagunça um pouco descontrolada. Pretendia ver a sequência, mas não era uma prioridade.
Porém, ontem fui assistir Tintin e a sala estava com problemas. Por isso, caí na sessão da nova aventura do detetive inglês.
Em O Jogo de Sombras, Holmes (Robert Downey Jr., o homem das franquias) está no encalço do Professor Moriarty (Jarred Harris, de Mad Men). Com a ajuda do fiel parceiro Watson (Jude Law, de Contágio), eles entram numa aventura que envolve um cigana misteriosa (Noomi Rapace, de Os Homens Quee Não Amavam as Mulheres) e uma viagem pela Europa.
A química entre Downey Jr. e Law continua intacta. É realmente divertido observar a cumplicidade que os dois atores dão aos seus personagens. A alma do filme reside nesta parceria.
O ator Jarred Harris agrega muito ao filme, criando um Moriarty elegante e ao mesmo tempo assutador. Os embates verbais entre Holmes e o Professor são sempre tensos e repletos de ótimos diálogos.
E Stephen Fry (V de Vingança) está hilarante do papel de Mycroft, o irmão mais velho de Holmes. Uma ótima adição ao elenco.
Outra surpresa do filme reside no tratamento dos momentos climáticos.
A franquia continua apresentando ótimas cenas de ação (a do trem é ótima, com todo o humor e adrenalina necessários), mas o lado cerebral é mais valorizado.
Temos várias chances de acompanhar Holmes deduzindo e resolvendo problemas e enigmas que aparecem pelo caminho. Ou seja, o filme nos faz pensar também... nem que seja para acompanhar a rápida mente do detetive.
O clímax do filme é outro momento que reúne de maneira espetacular a ação e o cérebro. O embate entre Holmes e Moriarty é impressionante e surpreendente.
Único senão: a fotografia escura demais em algumas cenas noturnas (se bem que este problema pode ser apenas da projeção da sala onde vi o filme).
Diversão de qualidade para as férias, trazendo o diretor Guy Ritchie controlando a barulheira em função de uma trama melhor elaborada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário