domingo, 15 de janeiro de 2012

AVENTURA - PARTE 32

OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA+

A ILHA DA GARGANTA CORTADA+

LAWRENCE DA ARÁBIA+

O ÉBRIO=

AS AVENTURAS DE TINTIN - O SEGREDO DO LICORNECOMENTÁRIOS


Por Malcon Bauer: As Aventuras de Tintin é o filme mais esperado destas férias. Afinal, temos o diretor Steven Spielberg comandando um aventura que fala que fala de um jovem herói viajando pelo mundo em busca de tesouros e enfrentando muitos perigos. Soa familiar?
O interessante é que o diretor nunca havia ouvido falar da criação do belga Hergé até ir para a Europa promover Os Caçadores da Arca Perdida. Logo apaixonou-se, e este novo filme é o resultado desta paixao.
Na trama, o reporter Tintin (Jamie Bell, de Billy Elliot) corre o mundo em busca de três pergaminhos que podem indicar a localização de um tesouro naufragado. Para isso, conta com a ajuda do cão Milu e do beberrão Capitão Hadoque (Andy Serkys, o Gollum de O Senhor dos Anéis). O vilão Sakharin (voz do 007 Daniel Craig) está no seu caminho.
Confesso que não sou um fã da técnica de captura de movimento. Acho que os olhos dos personagens ficam "sem vida". E ainda acho que Tintim daria um ótimo filme livre-action.
Porém, Spielberg não decepcionou, usando a tecnologia para atingir um ótimo equilíbrio entre o traço de Hergé e a "humanização" das personagens.
Tintim e os engraçados detetives Dupond e Dupont (interpretados pela dupla Simon Pegg e Nichk Frost, de Todo Mundo Quase Morto e Chumbo Grosso) estão ótimos.
Já Serkys é o melhor em cena, criando um Hadoque carismático e engraçado. Afinal, como sabemos, ele é o rei da captura de movimento (fez também King Kong e o Planeta dos Macacos - A Origem).
A trama parte do albúm O Segredo do Licorne, mas toma rumos que misturam e homenageiam outras aventuras do personagem. Desta forma, perde-se o fantástico professor Girassol, mas ganha-se a participação da cantora de ópera Madame Castafiore (uma deliciosa surpresa para os fãs).
Tudo para apresentar um filme deslumbrante, repleto de incríveis cenas de ação (a perseguição de moto em Bagghar é espetacular e já entra para o rol de grandes momentos de Spielberg) e permitir ao diretor brincar com movimentos de câmeras impossíveis de realizar no "mundo real".
Digna de nota também é a belíssima abertura em 2D, que introduz o clima do filme de forma empolgante.
É o melhor brinquedo destas férias de verão, cheio de aventura, humor, correria e um ótimo 3D.
Não perca este filme na telona. É seu lugar de direito. Uma aventura à moda antiga contada com a mais nova e reluzente tecnologia.

Por Vicente Concílio: Quando penso no cinema de Spielberg, há um mundo de imagens que se acumulam e nos transportam a momentos muito especiais: um coração arrancado em Indiana Jones e o Templo da Perdição, as bicicletas voadoras de ET, a cena inicial de O Resgate do Soldado Ryan e, por que não, a aparição de Audrey Hepburn como um anjo em Além da Eternidade. Podíamos ficar horas relembrando de cenas inesquecíveis por aqui, às quais agora adicionamos agora o genial plano sequência da persequição de Tintim na cidade de Bagghar. Esse As Aventuras de Tintin é uma história de ação à moda antiga, com um clima de mistério em ritmo empolgante em que o triunfo técnico da animação se mescla a um roteiro cheio de reviravoltas interessantes.
Vale destacar aqui a genialidade da encenação na elaboração das cenas, extremamente instigantes e mostrando por que um diretor visionário faz a diferença em qualquer produção. É delicioso apreciar como a liberdade oferecida pelo fato do filme ser animação pode gerar maneiras instigantes de construir a edição das cenas e também brincar com o ponto de vista da câmera: cenas aparentemente impossíveis de serem filmadas com atores e cenários reais aparecem aqui e não cansam de nos surpreender (a sangrenta batalha no navio é assim, bem como a genial participação da soprano Bianca Castafiore cantando Je veux vivre, da ópera Romeu e Julieta, de Gounod, em cena crucial da trama).
As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne é um filme que deve ser visto em sala grande, em 3D, como triunfo técnico que lhe caracteriza. Nesse sentido, é uma ótima diversão.
O único defeito notável está mesmo na percepção de que o olhar dos personagens parecem ter sido sugados por um alienígena, mas isso é compensado pela própria lógica do filme. Afinal, trata-se de um filme em que a ação importa mais que supostas meditações interiorizadas dos protagonistas. Mas isso sem dúvida gera um problema na nossa empatia com o protagonista, coisa que é imprescindível em filmes que nos convidam a torcer incondicionalmente pelo herói.

Um comentário:

  1. Sem dúvida a técnica da captura de movimentos tem evoluído (ainda que os personagens humanos continuem zumbificados).
    Sem dúvida Spielberg é muito melhor em aventuras sem compromissos emocionais edificantes.
    Sem dúvida Tintin é ótimo entretenimento.

    ResponderExcluir