quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DRAMA - PARTE 21

COMA+

FEITIÇO HAVAIANO+

INFIDELIDADE=

OS DESCENDENTESCOMENTÁRIO:
Desde seu primeiro filme, o sensacional Ruth em Questão, o diretor Alexander Payne dirigiu pouca coisa. E sempre surpreendeu com os ácidos Eleição, As Confissões de Schmidt e Sideways. A ironia cruel mesclada a um certo carinho sempre deram as cartas na forma com tratou seus personagens. Pois agora ele resolveu mudar um pouco as coisas.
Em Os Descendentes, Matt King (George Clooney, de Batman e Robin... sacanangem lembrar disso, não?) é um advogado que vive no Hawaii e precisa lidar com uma crise familiar. Sua esposa sofreu um acidente e está em coma, esperando pleo desligamento dos aparelhos. Ele precisa tomar conta das filhas Scottie (Amara Miller) e Alex (a incrível Shailene Woodley) e ainda descobrir quem era o amante com o qual sua mulher estava lhe traindo. E meio a tudo isso, a venda de um grande lote de terra que está na família há gerações traz toda a família para uma reunião.
Clooney está ótimo, merecedo todos os prêmios que tem recebido. Seu Matt é triste, apático, patético, engraçado e resoluto, numa performance em perfeita sintonia com Miller e Woodley.
O roteiro é bastante previsível, e o diretor Payne acrescenta diversas peculidaridades para dar personalidade à sua história.
Ambientar a trama no Hawaii (um Hawaii de verdade, urbano, não aquele dos filmes do Elvis) é uma destas grandes sacadas. A trilha sonora, repleta de canções havaianas, também contribui para criar um universo muito particular para a narrativa.
A capacidade do diretor de fazer todas as cenas parecer muito simples, como se não houvesse direção alguma, traz uma emoção genuína para todas cenas.
E é a emoção que predomina, dando lugar à acidez (que está lá, mas em dose bem menor).
Payne realiza esta transição de estilo de maneira tranquila e deliciosa.
Eu ri, chorei... e testemunhei uma amostra de bom cinema.

Um comentário:

  1. perdi o bonde da história e o momento em que "direção invisível" se tornou qualidade.

    ResponderExcluir