quarta-feira, 14 de março de 2012

MEGA-PRODUÇÕES - PARTE 07

CONAN - O BÁRBARO
+

AVATAR
+

COWBOYS E ALIENS
=

JOHN CARTER - ENTRE DOIS MUNDOS
COMENTÁRIO: Jogada ousada da Disney lançar uma aventura de ficção científica baseada numa obra literária que não é exatamente conhecidíssima pelo seu público alvo (os jovens).
John Carter é baseado numa série de livros publicada na começo do século XX por Edgar Rice Burroughs (criador do Tarzan) e tem muitos fãs, mas a juventude dificilmente ouviu qualquer coisa sobre o herói.
Na trama, o caubói John Carter (Taylor Kitsch, de X-Men: Origens - Wolverine ) é transportado para Marte, onde envolve-se numa disputa de poder envolvendo duas raças de marcianos (ou barsoonianos, já que em Marte eles não sabem que os terráqueos chamam o planeta de... bem... Marte). A trama parece clichê, mas pare para pensar que Burroughs provavelmente inventou-a.
A Disney é bem sucedida na empreitada porque o filme é muito bem realizado e muito divertido.
Tem ação, humor, aventura, uma fauna diversificada de criaturas bizarras e até mesmo a versão marciana de um cachorro (um bicho adorável, por sinal).
O elenco, se não apresenta nenhum brilhantismo, pelo menos serve bem à história. Falta um pouco de carisma ao protagonista, mas nada que atrapalhe a diversão.
As criaturas digitais são criadas com impressionante perfeição, e após dois minutos já paramos de pensar em sua origem pixelizada (embora isso já tenha acontecido em Avatar).
A direção ficou a cargo de Andrew Stanton (de Wall-E, Procurando Nemo e Vida de Inseto) em sua estreia no cinema live-action. Na verdade, é um filme da Pixar, embora não esteja sendo vedido como tal.
A Disney é mal-sucedida porque o filme custou mais de 250 milhões de dólares (mais a grana da divulgação) e, pelo que vemos nas bilheterias, dificilmente irá se pagar. A culpa pode ser tanto pelo desconhecimento do personagem ou pela falta de um grande astro no elenco.
Uma pena, porque o problema não é a qualidade da produção, que garante duas horas bem divertidas e cheias de ação.
O universo apresentado é muito interessante e eu gostaria de ver mais aventuras de John Carter. Pelo andar da carruagem, parece improvável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário