domingo, 18 de março de 2012

DOCUMENTÁRIO - PARTE 04

FALE COM ELA
+

BUENA VISTA SO
CIAL CLUB
+

GRUPO CORPO: UMA FAMÍLIA BRASILEIRA
+

JUSTIN BIEBER - NEVER SAY NEVER
=

PINA 3D
COMENTÁRIO:
Já tirando o elefante da sala: Pina é uma das coisas mais lindas e incríveis que vi numa sala de cinema.
Após a morte de Pina Bausch, o cienasta Win Wenders (de Asas do Desejo e Buena Vista Social Club) transformou um projeto que estava desenvolvendo com ela em uma magnífica homenagem.
O grupo de bailarinos que trabalhou durante anos com Pina apresenta alguns espetáculos dirigidos por ela (como Café Müller) , e Wenders usa suas câmeras 3D para nos colocar ora na plateia, ora no palco com os artistas, criando um efeito de imersão espetacular.
Os cenários e coreografias são belíssimos, valorizados ainda mais pelas lentes e pela edição de Wenders.
Em outros momentos, re-leituras são propostas pelos bailarinos, gerando intervenções incríveis nos mais diferentes espaços. Nesses momentos, a fotografia também é impressionante, captando a beleza dos movimentos e suas relações com os mais diferentes lugares.
O documentário evita didatismos. Ninguém fala sobre "a história de Pina Bausch". Os bailarinos tem pequenos depoimentos que contam um pouco sobre como era, para eles, trabalhar com ela. Isso e algumas imagens de arquivos compõe a parte mais "documental" do filme.
O que predomina, porém, é a viagem sensorial que Pina propõe, dando ao 3D uma função realmente essencial. E deixar-se levar é uma experiência gratificante.
Um filme impressionante e inesquecível. Eu não consigo pensar em um "senão" para criticar.
Só me lembro e me emociono cada vez mais.

Ps: Se você cansou de esperar e baixou o filme, vá vê-lo de novo em 3D. O filme não deve ter nem metade do impacto sem esse recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário