quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ANIMAÇÃO - PARTE 14

A PEQUENA SEREIA+

A VIAGEM DE CHIHIRO+

UMA VERDADE INCONVENIENTE=

PONYO - UMA AMIZADE QUE VEIO DO MARCOMENTÁRIO:
Eu sou um apaixonado pelo maravilhoso cinema de Hayao Miyazaki desde A Viagem de Chihiro. Seu filmes tem uma delicadeza ímpar, além do fato de que conseguem dialogar com qualquer pessoa, mesmo que sejam carregados de simbologias de sua própria cultura.
As bizarrices de seus personagens nunca causam ruído na comunicação que temos com eles durante todo o tempo da projeção.

Em Ponyo, a narrativa é muito simples. O sonho de uma jovem peixinha é tornar-se humana. Quando isso acontece, ela faz amizade com um garoto e isso coloca em risco a harmonia da natureza.
Mas a maneira como essa história simples é conduzida é de cair o queixo. A fauna marinha, completamente desenhada à mão, é de cair o queixo. Momentos de grande tensão, como a inundação que toma a vila portuária são também muito impressionantes. A mensagem ecológica está ali, mas sem precisar de didatismos chatos. É a delicada história da amizade de um garoto e um peixe que rouba nossos corações e faz muito bem aos olhos e ao espírito. Obrigado, Miyazaki!

Nenhum comentário:

Postar um comentário