segunda-feira, 22 de agosto de 2011

FICÇÃO - PARTE 03

GUERRA DOS MUNDOS (1953)+

A PEQUENA LOJA DOS HORRORES (1960)+

LUZES DA CIDADE=

O TERROR VEIO DO ESPAÇOCOMENTÁRIO:
Os filmes de ficção-científica eram um grande filão nos anos 50 e 60, gerando centenas de películas bizarras que lotavam os cinemas na matinês. Alguns dele, produzidos por grandes estúdios, tornaram-se clássicos, caso de Guerra dos Mundos e este O Terror Veio do Espaço.
Na trama, uma chuva de meteoros deixa quase toda a população mundial cega. Além disso, uma espécie de planta adquire a capacidade de mover-se, além do gosto por carne humana. Agora a raça humana está indefesa, e os poucos que ainda enxergam precisam tentar sobreviver e encontrar uma forma de vencer a ameaça.
Os efeitos do filme são eficientes, mantendo sua qualidade em algumas sequências (como o desastre de trem, insuspeitamente bem executado). Porém, as plantas ambulantes se tornaram absolutamente ridículas, gerando risos ao invés de medo.
O que se salva é o excelente clima apocalíptico, em cenas que mostram Londres e outra cidades desertas, com suas ruas destruídas, além das tomadas que mostram dezenas de cegos cambaleando como zumbis em busca de socorro. São cenas impactantes, e que parecem ter servido de inspiração para Fernando Meirelles e seu Ensaio Sobre a Cegueira.
O fim da história copia descaradamente a moral de Guerra dos Mundos, mas isso não tira os méritos da produção, que proporciona interessantes momentos de tensão e uma boa diversão nostálgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário