sábado, 10 de setembro de 2011

FICÇÃO - PARTE 05

2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO+

FORÇA DIABÓLICA=

ALIEN - O 8o PASSAGEIROCOMENTÁRIO:
“No espaço, ninguém ouvirá você gritar”. Foi desta forma que o diretor Ridlely Scott (Blade Runner) redefiniu, em 1979, o cinema de horror e ficção-científica.
Na trama, uma nave mineradora desce num estranho planeta para atender um pedido de socorro. Porém, um dos tripulantes (John Hurt, de O Homem Elefante) é atacado por um estranho parasita. De volta à nave, um terrível alienígena brota de seu peito, levando o desespero e a morte para todos os tripulantes.
Comecemos pela criatura, criada pelo pintor surrealista H. R. Giger. Uma perfeita máquina de matar que tem ácido no lugar de sangue, o alien é uma criatura de design bizarramente assustador. Não há maneira de não se apavorar no momento em que sua aparência é revelada.
Aliás, toda a direção de arte do filme cria um clima claustrofóbico brilhante. A nave Nostromo se torna uma casa mal-assombrada espacial, com seus quartos pequenos, cantos escuros e fumaça. Tudo colabora para que a opressão tome conta dos personagens e do espectador.
O elenco está perfeito. Além de Hurt, temos Ian Holm (O Doce Amanhã) e (óbvio) Sigourney Weaver (Uma Secretária de Futuro) como a audaz tenente Ellen Ripley. A atriz está impecável tanto nos momentos dramáticos quanto nas cenas de ação e suspense. Sua personagem, como sabido, tornou-se um aclamado ícone do sci-fi.
Assim como o filme, que gerou várias continuações, sempre nas mãos de diretores autorais.
Esqueça os encontros idiotas com os predadores e reveja este clássico. É garantia de alguns pesadelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário