domingo, 4 de setembro de 2011

FILMES DO CORAÇÃO - PARTE 19

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA+

NO LIMITE DA REALIDADE=

GREMLINSCOMENTÁRIO:
Somente nos anos 80 veríamos Steven Spielberg produzir um filme como Gremlins. Primeiro, porque o "politicamente correto" não existia. Segundo, porque ele ainda não queria ser um cineasta sério. Sentimos falta desse tempo.
No filme, um jovem ganha de presente de Natal do pai uma estranha criatura (um Moogwai) comprada num antiquário chinês. O jovem precsa obedecer três regras: nunca molhá-lo, nunca expô-lo a luzes fortes e nunca alimentá-lo depois da meia-noite (não é sempre depois da meia-noite?). Claro que isso acontece, e a doce criatura dá origem a um exército de monstros com sede de destruição, bagunça e um senso de humor doentio.
O diretor Joe Dante (de Viagem Insólita) é um dos melhores pupilos de Spielberg, sabendo utilizar efeitos especiais de maneira a beneficiar a narrativa, nunca o contrário.
Se os bonecos animatrônicos dos gremlins são incríveis e ainda impressionam, é no roteiro de Chris Columbus (que depois dirigiria Esqueceram de Mim e Harry Potter e a Pedra Filosofal) que reside o grande trunfo da produção.
Repleto de piadas de humor negro envolvendo velhinhas jogadas pela janela e fornos de microondas, Gremlins simplesmente põe abaixo todas as tradições de "filmes fofos de Natal" que Hollywood já produziu.
É perversamente doentio e maravilhosamente engraçado. Além de assustador, claro. Da primeira vez que vi, tinha oito anos e passei a noite em claro, morrendo de medo daqueles bichos feios cujo senso de humor eu não entendia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário