sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DRAMA - PARTE 25

GARRA DE CAMPEÕES
+

UMA MENTE BRILHANTE
=

O HOMEM QUE MUDOU O JOGO
COMENTÁRIO: O baseball é um esporte mais incompreensível que a física quântica para a maioria do povo brasileiro. Crescemos vendo filmes sobre crianças que jogam no quintal e pais que trocam arremessos com seus filhos num campinho qualquer. Mas nunca entendemos que diabos está acontecendo.
O Homem que Mudou o Jogo conta a história real de Billy Beane (Brad Pitt, de A Árvore da Vida), mánager de um pequeno time de baseball que resolve apostar numa nova maneira de escolher jogadores para seu time, utilizando uma complexa fórmula matemática. Para isso, conta com o auxílio do jovem analista Peter Brand (Jonah Hill, de Superbad). A decisão gera muita polêmica, principalmente com o treinador do time (Phillip Seymor Hoffman, de Capote, aqui sub-utilizado).
Ou seja, o filme dirigido por Bennett Miller (Capote) fala muito sobre baseball. MUITO MESMO.
Claro que acompanhamos o drama de Beane, que está com o emprego por um fio e ainda precisa lidar com a filha e a ex-mulher (uma trama bem mal explorada, na verdade).
Claro que adoramos o tímido e esquisito Brand tentando lidar com o mundo dos esportes.
Pitt e Hill tem uma química inegável e é ótimo vê-los em cena.
As cenas de negociação mostram Pitt em sua melhor forma, carismático e cheio de energia.
Os momentos de jogo até são emocionantes... mas não entendemos nada do que acontece em 70% do filme.
E isso nos afasta da história, que fez um compreensível sucesso nos EUA e concorre a seis Oscars (inclindo o roteiro de Steve Zailian e Aaron Sorkin, do premiado A Rede Social).
Não deve ganhar nenhum. E deve ser esquecido pelo público brasileiro logo após a cerimônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário