sexta-feira, 27 de abril de 2012

MEGA-PRODUÇÕES - PARTE 09

HOMEM DE FERRO
+

CAPITÃO AMÉRICA
+

A VOLTA DO INCRÍVEL HULK
+

NICK FURY - AGENTE DA SHIELD
  =

THE AVENGERS - OS VINGADORES
CRÍTICA: Parecia que esse dia nunca iria chegar. Desde o primeiro Homem de Ferro que a Marvel deixou o mundo todo completamente maluco aguardando a esperada reunião de seus heróis em um único filme. Por alguns anos acompanhamos este universo se expandindo em Homem de Ferro 2, Thor, O Incrível Hulk e Capitão América. E a Marvel fez um trabalho impressionante usando elementos dos mais diversos (como suas cenas pós-créditos) para transformar tudo em uma única realidade, sempre respeitando e premiando os fãs. O ápice desta empreitada é Os Vingadores.
O filme mostra os heróis Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Heinsworth), Hulk (Mark Rufallo, de Ensaio Sobre a Cegueira), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner, de Guerra ao Terror), Viúva Negra (Scarlett Johansson, de Vicky Cristina Barcelona) e Nick Fury (Samuel L. Jackson), unindo forças para lutar contra a ameaça do vilão Loki (Tom Hiddleston, de Thor).
Os detalhes desta trama aparentemente simples são uma delícia de descobrir e acompanhar, então não vou falar muito deles.
Falemos do que Joss Whedon (criador de Buffy, a Caça-Vampiros) fez de melhor enquanto roteirista e diretor: realizar o que parecia impossível. Pegar todos estes heróis e colocá-los numa mesma trama de forma coesa, orgânica e muito, mas muito empolgante.
É impressionante o domínio que Joss tem de sua história, garantindo que todos os personagens tenham uma função relevante na trama e espaço para brilhar. Observar a dinâmica entre os personagens (e dos atores, todos extremamente a vontade. Downey Jr. deita e rola do começo ao fim.) é extremamente divertido e empolgante. Sabemos que, primeiramente, ele vão brigar e não vão se entender. Depois compreenderão que a união é a melhor saída. Observar isso acontecer é o maior barato, e sempre que todos estão estão na tela trocando farpas e se desafiando eu me sentia uma criança novamente.
A pancadaria entre os heróis é da melhor qualidade. Até cenas improváveis como uma luta da Viúva Negra com o Hulk aparecem para nos impressionar. Há tempos um filme não me fazia berrar no cinema.
E no quesito maldade, mais uma vez Tom Hiddleston está muito carismático como o egoísta e arrogante Loki. Um vilão que adoramos odiar.
Sobra ainda um momento de triunfo para o Agente Coulson (Clark Gregg), que possui grande importância na união do grupo e representa cada um dos nerds fanáticos por super-heróis que existem por aí. Uma bela homenagem para todos os fãs.
Diálogos afiados, boas piadas, muita ação (o clímax é inacreditavelmente insano e bem-conduzido. Michael Bay podia aprender algo com Whedon) e um encadeamento perfeito de narrativa tornam Os Vingadores um dos melhores filmes baseados em HQs já realizados.
É colorido? Sim! Deixemos o lado negro para o novo Batman de Cristopher Nolan. Os Vingadores  é pura diversão. E da melhor que você pode encontrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário