sábado, 19 de maio de 2012

ANIMAÇÃO - PARTE 19

A ILHA DA GARGANTA CORTADA
+

WALLACE E GROMIT: A BATALHA DOS VEGETAIS
+

A JOVEM RAINHA VICTÓRIA
=

PIRATAS PIRADOS!
CRÍTICA: Eu sou um apaixonado pela técnica de animação quadro-a-quadro (o stop-motion), desde o King Kong original até obras-primas como O Estranho Mundo de Jack e A Fuga das Galinhas. Este último é uma criação do estúdio inglês Aardman, também berço dos inesquecíveis Wallace e Gromit. E também são eles por trás deste Piratas Pirados!.
Na trama, o Capitão Pirata (voz de Hugh Grant, de Quatro Casamentos e Um Funeral) é um bucaneiro fracassado que tenta receber o prêmio de pirata do ano. E para isso ele irá se envolver em muitas aventuras envolvendo o cientista Charles Darwin e até a Rainha Victória (voz de Imelda Staunton, de O Segredo de Vera Drake).
A trama é simples, contendo uma mensagem bem batida sobre o valor da amizade que ainda funciona para as crianças.
O importante aqui é a forma como a história é contada. E é aí que entra todo o genial humor politicamente incorreto e nonsense que só os  ingleses possuem e dominam em sua plenitude.
O roteiro (escrito pelo mesmo criador da séries de livros na qual o filme se baseia) apresenta uma porção de personagens irresistíveis, incluindo uma mulher disfarçada de pirata, um macaco que é mais esperto que a maioria dos humanos em cena, a papagaio Polly (um verdadeiro achado!) e até a escritora Jane Austen.
Se os personagens já são divertidíssimos, todas as cenas são recheadas de um humor deliciosamente absurdo, que culmina numa reviravolta incrível no terceiro ato (é hilariante e surpreendente descobrir os verdadeiros planos da vilanesca Rainha Victória).
Os cenários são de uma beleza e detalhes impressionantes, reconstituindo o ano de 1837 com riqueza de destalhes e piadinhas do tipo "piscou, perdeu".
A animação é refnada, usando recursos digitais somente quando necessário, e preservando todo o charme que só a  massinha possui.
O 3D é que não acrescenta muita coisa, então pode ver tranquilamente em 2D sem se preocupar.
Mesmo não sendo genial como A Fuga das Galinhas, Piratas Pirados! mantém o nível de qualidade da Aardman com muito humor, nonsense e ótima trilha sonora (tem até uma canção da dupla da série Flight of the Conchords. Uma pena que não foi legendada. A letra é genial).
Imperdível para os fãs do bom humor britânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário