terça-feira, 5 de junho de 2012

COMÉDIA - PARTE 49

HORA DE VOLTAR
  +

O CASAMENTO DO MEU MELHOR AMIGO
=

JOVENS ADULTOS
CRÍTICA: O diretor Jason Reitman tem uma carreira curta e intensa. São dele Obrigado por Fumar, Juno e Amor Sem Escalas. Ele transita com grande desenvoltura entre o otimismo e o amargo, o terno e o politicamente incorreto. Sou um grande fã dele.
Em Jovens Adultos nós acompanhamos a história de Mavis (Charlize Theron, de Monster), escritora-fanstasma de livros infantis que volta para sua pequena cidade na natal na tentativa de recuperar seu antigo amor, que agora está casado e com uma filha recém-nascida. Ao chegar, ela terá que encarar todos os fantasmas do seu passado e a lidar com sua própria imaturidade.
A história pode, inicialmente, parecer o esterótipo da "garota que fugiu de sua cidade pequena e agora precisa voltar para um fim-de-semana de sua vidinha de antes". Mas o buraco é bem mais embaixo.
Mavis é uma loser tão grande quanto a população de sua cidadezinha. Ela acredita que continua a mesma dos tempos de colégio e que, obviamente, todo mundo está assim também.
E é dando com a cara na mediocridade de sua antiga vida é que ela perceberá, a duros golpes, que é tão (ou mais) medíocre do que todos eles.
O roteiro de Diablo Cody (oscarizada por Juno) promove uma excelente discussão sobre maturidade, aceitação e a busca pela felicidade sem perder o bom humor e a ousadia.
Theron está fantástica como uma personagem egoísta, preconceituosa e fútil, mas graças ao talento da atriz acabamos torcendo para que Mavis tenha algum tipo de epifania e se torne uma pessoa melhor.
Todo o restante do elenco também está incrível, aproveitando todo o potencial que as ótimas sacadas do roteiro propiciam. É bom ver que Cody se recuperou do fiasquento Garota Infernal.
Destaque também para a excelente e saudosista trilha sonora, que como a personagem parou nos anos 90.
Conforme se afunda na sua "vidinha antiga" e percebe que morar numa cidade maior e ter uma vida aparentemente "dos sonhos" não há torna melhor do que ninguém, Mavis amadurece.
Mesmo que de uma maneira torpe, o que torna o final do filme incrível e a obra como um todo simplesmente genial.
O exato oposto do "aprender uma lição e se tornar uma pessoa melhor". Porém, se pensarmos que compreender a si próprio nos torna melhores, talvez ela tenha chegado lá.
Amargo, triste, engraçado, ácido, grosseiro... Jovens Adultos é um filmaço que precisa ser visto. Assim como toda a obra de Jason Reitman.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário