quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AÇÃO - PARTE 15

007  CONTRA O SATÂNICO DR. NO
+

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS
+

ESQUECERAM DE MIM
=

007 - OPERAÇÃO SKYFALL
CRÍTICA: James Bond completa em 2012 seus cinquenta anos na telona. E não existe melhor maneira de celebrar isso do que com um filme novo. Um filme que discute, convenientemente, uma questão: Ainda há lugar para James Bond no mundo atual?
Na trama, Bond (mais uma vez Daniel Craig, charmoso e muito a vontade) precisa enfrentar o vilão Silva (Javier Bardem, de Onde Os Fracos Não Tem Vez), que tem um plano audacioso para se vingar de M. (Judi Dench, de O Exótico Hotel Marigold) por algo que ela lhe fez no passado.
O diretor desta vez é Sam Mendes (de Beleza Americana), o que garante uma direção elegante e até algumas pitadas de cinema "de autor" numa franquia conhecida por diretores-operários (Note a sequência da luta em Shangai. De uma beleza tão incrível que quase suplanta a ação em si).
O plano do vilão Silva (nome difícil de escrever sem rir) coloca em choque todo o tradicionalismo da Inteligência Britânica (personificado por Bond e M.) com a modernidade da espionagem contemporânea (personificada pelo próprio Silva e até por Q., o jovem criador de bugigangas de 007).
Afinal, como combater um inimigo que não é um país? Que não tem um uniforme? Quando nem tudo é preto e branco? Qual o papel de um agente-secreto no mundo contemporâneo? Essas questões perpassam todo o roteiro de maneira bem elaborada e cheia de simbolismos.
Uma das vantagens do roteiro ter como foco de ação a personagem M. é: quanto mais Judi Dench melhor! Elegante e contida, a atriz participa até de cenas de ação. É muito divertido.
Esse fato também traz variação para um dos grandes clichês do gênero, já que o vilão não quer dominar o mundo... ele quer apenas vingança.
Javier Bardem se esbalda com Silva, um vilão afetado, estranho e deformado, da maneira que os vilões de antigamente eram. Aliás, a revelação de sua deformidade é bi-zar-ra! Prepare-se...
Ainda mantendo a nova identidade estabelecida por Cassino Royale (ainda o melhor desta nova fase), Operação Skyfall traz de volta alguns elementos dos filmes clássicos como o próprio Q. e suas invenções, algumas piadinhas, citações divertidas ("Somente para seus olhos") e até uma personagem que muitos fãs estavam esperando. Não revelarei quem é pra não estragar a surpresa.
E mais duas coisinhas:
- Nunca um vilão jogou algo tão inusitado pra cima de 007. A cena é genial e beira ao pastelão.
- A música-tema, cantada por Adele, é bem legal. E a sequência de créditos é estonteante.
Provando que ainda existe lugar para James Bond no mundo moderno, Operação Skyfall é um bom filme de ação e uma digníssima homenagem ao agente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário