quinta-feira, 15 de novembro de 2012

SUSPENSE - PARTE 15

DRÁCULA
+

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 02
+

JACK
+

PRÍNCIPE DA PÉRSIA - AS AREIAS DO TEMPO
=

A SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER - PARTE 02
CRÍTICA: Após toda a lenga-lenga e pretensa seriedade que foi Amanhecer: Parte 01 (veja a crítica aqui), finalmente chega as telas a conclusão da saga  de Bella, Edward e Jacob. Um fenômeno mundial que levou aos cinemas milhões de jovens que nunca se importaram com a ruindade das produções. E não estou aqui para julgar ninguém por isso. Até me divirto com os filmes. E começo este texto admitindo: Amanhecer - Parte 2 é o melhor filme da saga. Mas o que isso significa?
Bella finalmente é uma vampira. É curioso que após sua "morte" a personagem finalmente adquira alguma "vida". Kristen Stewart está melhor do que nunca, divertindo-se a valer com o novo patamar de sua personagem. Consegue demonstrar força e determinação com grande eficiência. O mesmo porém, não se pode dizer de Robert Pattinson, que continua parecendo estar sofrendo mesmo quando está feliz. E ele passa boa parte do filme feliz. Já Taylor Lautner continua... simpático.
A batalha final se dará entre o clã dos Cullen e os cruéis Volturi, já que eles  acreditam que Renesmee, a filha de Bella e Edward, pode ser um perigo para a raça vampírica. Os Cullen, então, recorrem a vários amigos para a defesa. Surge aí uma grande variedade de vampiros de diversas nacionalidades e sotaques em auxílio dos heróis (todos usando uma maquiagem tão exagerada que beira o teatral).
E por que o filme é bom?
- Porque tudo acontece rápido, já que estamos falando da segunda metade de um livro.
- Porque o filme tem bastante humor.
- Porque Michael Sheen (Frost/Nixon) continua ótimo como Aro, líder dos Volturi. Sua afetação é muito divertida.
- E porque o diretor Bill Condon (da Parte 01) entrega um clímax impressionante. Aliás, o maior trunfo do filme é esse clímax, uma luta impressionante entre vampiros e lobisomens que não poupa violência, dor e mortes. Os fãs ficarão chocados com algumas mudanças (corajosas) feitas nesta parte da história. Aplausos foram ouvidos na sessão em que eu estava.
Mas aí vem o epílogo,  um dos mais covardes da história do cinema moderno, e tudo cai por terra.
Não vou comentar aqui o que acontece, mas me senti ofendido e estúpido com a reviravolta do roteiro. A partir daí não me importei mais com a história ou o final feliz dos protagonistas. Eu só queria sair dali.
Uma pena que um filme que se encaminhava para ser muito legal e um fecho eficiente para a série se torna apenas o "melhor" de uma saga que é bem meia-boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário