sábado, 23 de fevereiro de 2013

DRAMA - PARTE 35

CRIANÇAS INVISÍVEIS
+

O LABIRINTO DO FAUNO
+

TWISTER
=

INDOMÁVEL SONHADORA
CRÍTICA: O mundo e suas tragédias já foram diversas vezes retratados no cinema pelo ponto de vista de uma criança. Mais recentemente, O Labirinto do Fauno e O Menino do Pijama Listrado mostraram o horror da guerra através do olhar de crianças não entendiam direito o que acontecia ao seu redor. Indomável Sonhadora parte desta ideia para retratar a devastação ocorrida em 2005 após o furacão Katrina.
Na trama, a garotinha Hushpuppy (a pequena Quvenzhané Wallis, a mais jovem atriz a concorrer ao Oscar) vive em condições de extrema pobreza com seu pai alcoólatra, doente e instável (Dwight Henry) em New Orleans. Quando o Katrina chega e inunda a região onde vivem (que eles chama de "Banheira"), a luta pela sobrevivência vai levando-os a atitudes cada vez mais extremadas.
Acompanhar este personagens na odisséia para permanecer em seu lar (eles ficam a deriva com mais alguns conhecidos, recusando qualquer ajuda) causa um grande incômodo. E o olhar infantil de Hushpuppy não ameniza em nada a dureza e drama da situação.
O lúdico aparece em alguns momentos, quando as "bestas selvagens" invadem a tela em direção da protagonista. Uma bela metáfora para o amadurecimento da protagonista, gerando momentos que, apesar de poéticos, ainda são carregados de dureza e sofrimento.
A relação de Hushuppy com seu pai é a alma do filme. Preocupado em preparar a filha para enfrentar o mundo sozinha, ele dedica-lhe um amor rude e violento.
Tanto Wallis quanto Henry apresentam performances incríveis. A primeira encanta pela naturalidade e força que entrega a protagonista (um verdadeiro achado), enquanto o segundo incomoda e emociona no seu jeito grosseiro de amar.
A relação deles com os outros sobreviventes (um elenco composto apenas de moradores locais) e o mundo exterior gera momentos cômicos, tristes e emocionantes.
O estreante Benh Zeitlin (indicado ao Oscar de melhor diretor) conta a história em tom de fábula, tornando Indomável Sonhadora um filme que desperta sensações muito contrastantes. É difícil de ver pela sua crueza. mas encantador pela poesia que consegue tirar de lugares e situações que são, numa primeira olhada, muito feios. Do tipo que fazem você olhar para o outro lado. Nesse caso, vale a pena olhar com muita atenção.

2 comentários:

  1. assisti ontem! que filme lindo! gostei demais!

    Rica

    ResponderExcluir
  2. fiquei o tempo todo pensando que o filme é uma espécie de Árvore da Vida + Onde Vivem Os Monstros + Estamira.

    hoje fui ler sobre ele e vi o Cacá Diegues (que presidiu o Camera D`Or onde o filme foi vencedor) falando exatamente isso: uma mistura delicada de Árvore com Monstros.

    é meu filme preferido deste Oscar 2013. bem mais que Amor.

    Rica II

    ResponderExcluir