terça-feira, 30 de abril de 2013

AVENTURA - PARTE 43

HOMEM DE FERRO
+

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE
+

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA
=

HOMEM DE FERRO 3
CRÍTICA: O Homem de Ferro é o bem mais importante do Marvel Estúdios.O primeiro filme (lançado em 2008) foi um estrondoso sucesso e iniciou uma jornada gloriosa de sucesso que culminou na imensa bilheteria de The Avengers - Os Vingadores. Tony Stark é o personagem do grupo mais querido pelo público, e marcou presença em quatro dos seis filmes do estúdio até então (não esqueça que ele fez uma ponta em O Incrível Hulk). Agora o personagem volta em sua terceira aventura solo para retomar o foco principal.
Na trama, Stark (Robert Downey Jr.) está sofrendo severas crises de ansiedade após os eventos de The Avengers (deuses, alienígenas e etc.). Esses ataques colocam em crise seu relacionamento com Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e ainda fazem com que ele bata de frente com o terrorista Mandarim (Ben Kingsley, de A Invenção de Hugo Cabret). Os inventores de uma nova tecnologia chamada Extremis (interpretados por Guy Pearce, de Amnésia e Rebecca Hall, de Vicky Cristina Barcelona) também podem não ser o que aparentam.
O diretor agora é Shane Black (roteirista de filmes como Máquina Mortífera e diretor do ótimo e pouco visto Beijos e Tiros), que basicamente mantém o clima criado por Jon Favreau nos primeiros dois filmes.
Ou seja: uma aventura colorida, divertida, barulhenta e engraçada.
Downey Jr. nasceu para ser Tony Stark e creio que poderíamos ver um filme de cinco horas protagonizados por ele. Completamente a vontade, ele exibe um timing impressionante para piadas e esbanja carisma. Os melhores momentos ficam por conta da relação dele com um garoto que auxilia-o numa hora de aperto. O talento do ator fica ainda mais evidente quando notamos que ele passa pelo menos dois terços do filme sem a armadura de homem de ferro. É divertido ver o personagem usar a cabeça e se virar sem a tecnologia que esteve sempre a sua disposição.
O restante do elenco também entrega boas performances, com destaque para Paltrow (que finalmente torna-se essencial para a trama) e Kingsley como o vilão Mandarim.
Faço uma ressalva para uma reviravolta do roteiro (calma que não contarei spoilers). A forma como o Mandarim é abordado no filme me deixou frustrado, visto que esperava maior conexão com o grupo de terroristas que sequestrou Stark no primeiro filme. Embora faça sentido dentro do roteiro deste capítulo, os rumos que o personagem toma destoam do arco dramático sugerido em Homem de Ferro. Ou talvez eu seja um chato mesmo... Se você não souber nada sobre o personagem talvez nem note.
Os efeitos e cenas de batalha continuam muito eficientes e proporcionam ótimos picos de adrenalina (o resgate dos passageiros do Força Aérea Um em plena queda é de cair o queixo), mas não vi muita necessidade no uso de 3D. Creio que dá pra ver em 2D sem problemas.
Resumindo: Homem de Ferro 3 resulta numa aventura muito divertida e prazerosa que vale o ingresso e a pipoca. E não saia até o fim dos créditos finais! A cena que passa após o término deles é divertidíssima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário