quinta-feira, 11 de abril de 2013

FICÇÃO - PARTE 11

MAD MAX
+

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS
+

WALL-E
+

O SEXTO DIA
+

INDEPENDENCE DAY
=

OBLIVION
CRÍTICA: Depois da recepção morna de Jack Reacher - O Último Tiro, Tom Cruise aposta suas fichas novamente numa mega-produção para arrasar nas bilheterias. Oblivion tem tudo para cumprir este objetivo.
Na trama, passada em 2074, descobrimos que a Terra foi destruída após uma guerra contra uma raça alienígena. Vencemos a guerra, mas os sobreviventes se mudaram para outro lugar do sistema solar. Restaram apenas Jack (Cruise, de Missão: Impossível) e Vica (Andrea Riseborough, de W.E - O Romance do Século). Eles trabalham protegendo dos chamados "saqueadores" as imensas máquinas responsáveis por transformar a água do mar em energia para os sobreviventes. As coisas mudam quando uma nave perdida cai em um local isolado e Jack descobre que tudo no qual acreditou durante a sua vida pode ser uma mentira.
Visualmente o filme é impressionante. Desde o design de todas as traquitanas futuristas (naves, armas) até
as vastas paisagens devastadas (nas quais podemos reconhecer locais reais), tudo contribui para um clima épico e desolador. Algumas referências interessantes como as máscaras dos saqueadores (que lembram ícones pop como Darth Vader ou o Predador) tornam o visual ainda mais rico e interessante.
O diretor Joseph Kosinski (de Tron - O Legado) se sai também muita bem na condução das mirabolantes cenas de ação, e o elenco também entrega interpretações eficientes. Destaque para um Morgan Freeman (Batman Begins) esbanjando fanfarronice.
A trilha sonora incomoda um pouco. É tão alta e "triunfante" que em alguns momentos ofusca a cena, tornando-se irritante. Um pouco de parcimônia teria sido bem útil neste departamento.
Mas o verdadeiro "calcanhar de Aquiles" do filme acaba sendo seu roteiro. Propondo uma história extremamente complexa, Oblivion apresenta uma quantidade imensa de perguntas que vão se acumulando sem parar. Ao final a trama está tão confusa que no momento em que as respostas chegam você não tem certeza se tudo foi explicado (nada contra roteiros que deixam perguntas em aberto, mas neste caso me parece apenas descuido).
O epílogo também apresenta um fato que acabou me deixando com um imenso ponto de interrogação na cabeça, levando-me a questionar se toda a jornada de descobrimento de Jack não foi vão.
Assista e tire suas próprias conclusões. Oblivion é bonito, bem-executado e tem uma história interessante. Apenas não se distraia. Você pode ficar mais perdido que cego em tiroteio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário