domingo, 19 de maio de 2013

DRAMA - PARTE 36

O CLOSET
+

NOTAS SOBRE UM ESCÂNDALO
+

DÚVIDA
=

A CAÇA

CRÍTICA: O diretor Thomas Vinterberg chamou a atenção do mundo como um dos criadores do Dogma 95 (movimento que contou também com o polêmico Lars Von Trier, de Melancolia e Dogville). Se o seu Festa de Família perturbou muita gente, com este A Caça ele volta a deixar o espectador completamente desconfortável.
A trama acompanha Lucas (Mads Mikkelsen, o vilão Le Chiffre de 007 - Cassino Royale e atual estrela da série Hannibal), homem divorciado que trabalha em um jardim de infância. Quando um mal entendido levanta suspeitas sobre um possível assédio dele para com uma garotinha (a espetacular Anna Wedderkopp), sua vida vira um inferno. A acusação transforma-se numa histeria coletiva e Lucas tem sua vida praticamente destruída.
Um dos pontos mais interessantes e perturbadores do roteiro é o fato de sabermos, sem a menor dúvida, que Lucas é inocente. O crescendo das acusações, fofocas e posterior demonização dele causam extrema agonia e tensão. Tentando manter a dignidade perante uma situação terrível, o personagem é tragado por uma espiral que se torna cada vez mais violenta, atingindo inclusive sua família.
Vintenberg tem muita paciência. A história desenrola-se com calma, possibilitando ao espectador a percepção e a crueldade do desenrolar dos olhares, suposições e julgamentos aos quais Lucas é condenado. A belíssima fotografia acentua essa opressão.
Mikkelsen tem uma atuação impressionante e comovente (ganhou a Palma de Ouro em Cannes), coadjuvado por um elenco de apoio excelente que transforma cada cena em um verdadeiro duelo.
A velha máxima de que "crianças não mentem" é colocada em cheque pelo roteiro de modo contundente, mostrando como os adultos forçam a crença na pureza dos infantes para se sentirem melhor consigo mesmos. E como essa necessidade de acreditar em algo "puro" pode servir de veículo para o ódio e a violência.
E ao final, a vida nunca mais será como era antes. Um dos melhores epílogos dos últimos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário