domingo, 16 de junho de 2013

AVENTURA - PARTE 44

JORNADA NAS ESTRELAS II - A IRA DE KHAN
+

O PODEROSO CHEFÃO III
+

INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA
=

ALÉM DA ESCURIDÃO - STAR TREK
CRÍTICA: Após a reinvenção da franquia Star Trek ter feito enorme sucesso em 2009, o diretor J.J. Abrams (criador também da série Lost) viu-se livre para fazer o que quiser. Tendo conquistado novos fãs e agradado a maioria dos antigos, ele agora desenvolve a história da tripulação da Enterprise sem precisar apresentar os integrantes. Ou seja, vai direto para a ação.
Na trama, a Terra sofre um ataque terrorista perpetrado pelo misterioso John Harrison (Benedict Cumberbatch, da série Sherlock) e cabe ao capitão Kirk (Chris Pine) e sua equipe capturá-lo. O vilão, porém, revela-se cheio de segundas intenções.
Os efeitos especiais continuam ótimos (o que atualmente é o esperado) e a ação é excelente, com destaque para uma divertida cena de perseguição (que lembra os antigos seriados para cinema) e a impressionante queda da Enterprise. Um momento de absoluta tensão e adrenalina.
O elenco completamente afinado domina a película, principalmente Pine, Zachary Quinto (Spock), Zoe Saldana (Uhura) e Simon Pegg (Scotty). Cumberbatch é uma poderosa presença em cena, revelando-se um grande adversário e enchendo a tela. Uma pena que alguns coadjuvantes como Karl Urban (McCoy), John Cho (Sulu) e Anton Yelchkin (Checov) apareçam pouco.
Discutindo um assunto muito atual na situação política dos EUA (ataques preventivos e terrorismo), o roteiro desperta curiosidade e interesse em sua primeira metade. Star Trek, afinal, sempre falou sobre conflitos da natureza humana num contexto de ficção científica. Quando as verdadeiras intenções de Harrison se revelam, porém, a equação acaba caindo no simplista "bem contra o mal".
E mesmo que a revelação gere alegria e celeuma entre os fãs, é perceptível que a história torna-se bem menos profunda do que aparentava no início.
O terceiro ato do filme também põe um pouco de lado a lógica em favor do espetáculo.
SPOILER

 Não é estranho a volta de Kirk do mundo dos mortos através do sangue de Khan? Afinal, se podemos trazer os mortos de volta nada mais é um desafio de verdade. Basta usar o "sangue mágico".

FIM DO SPOILER
O show, porém, não é prejudicado. Lotado de referências aos antigos filmes da franquia (até os Pingos dão as caras), Além da Escuridão - Star Trek diverte e empolga, mesmo com alguns furos no roteiro (a maioria você nem vai notar devido ao ritmo acelerado do filme). Um passatempo de qualidade.

Ps: O 3D do filme tornou as cenas escuras demais, o que acredito ser culpa do cinema onde assisti a película. Fica a dica: se isso acontecer, reclame. Os donos do cinema precisam ser lembrados que o projetor precisa ser usado com força total para não prejudicar a experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário