sábado, 29 de junho de 2013

COMÉDIA - PARTE 62

APERTEM OS CINTOS - O PILOTO SUMIU
+

MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS
+

O ANJO EXTERMINADOR
=

OS AMANTES PASSAGEIROS
CRÍTICA: Nos últimos anos o cineasta espanhol Pedro Almodóvar lançou filmes dramáticos que conquistaram a crítica "séria" como A Pele Que Habito, VolverFale com Ela e A Má Educação. Mas ele começou dirigindo comédias absurdamente exageradas como Maus Hábitos e Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos. Agora ele resolveu revisitar o passado neste Os Amantes Passageiros.
Na trama, um avião que está passando por dificuldades técnicas é impedido de pousar e precisa ficar voando em círculos. A tripulação e os passageiros vão discutindo seus dramas enquanto aguardam a resolução do impasse.
Almodóvar junta no espaço confiando de uma aeronave uma quantidade enorme de tipos afetados e malucos e explora os extremos das relações entre eles. Temos a equipe de comissários de bordo (todos gays)  uma mulher que afirma ser vidente, uma mulher paranóica que pensa que a falha do avião é um atentado contra sua vida, o piloto bissexual, o co-piloto sexualmente confuso... 
Aliás, a questão sexual é central no filme, uma vez que todos os personagens, de alguma forma, tem algo a dizer e fazer a respeito.  E Almodóvar, como sempre, não tem medo de mergulhar no assunto, recheando a tela de diálogos de duplo sentido, palavrões, momentos de sexualidade extremamente gráfica (alguns podem ofender espectadores mais sensíveis).... além de muito, mas MUITO humor gay.
Tudo isso misturado em um enredo que brinca com alguns elementos clássicos do filme-catástrofe (até a cena da histérica esbofeteada está presente).
O elenco está ótimo, com destaque para Javier Cámara (Fale com Ela) e Cecília Roth (Tudo Sobre Minha Mãe). Todos muito afinados e tornando aquelas figuras bizarras verossímeis.
Almodóvar consegue tirar grande proveito do espaço do avião, filmando de ângulos inusitados e usando a edição para dar dinamismo ao filme (destaque para o divertidíssimo número musical).
O filme só perde um pouco de ritmo quando cenas externas aparecem. As tramas em terra (relacionadas com os passageiros) nunca são interessantes e ficamos torcendo para voltar logo até a aeronave. Apresentando um ambiente nonsense onde os passageiros parecem todos se conhecer a muito tempo e se relacionam com grande intimidade, a produção perde com essas inserções do "mundo real".
Os Amantes Passageiros pode não ser um comédia brilhante como aquelas que o cineasta realizou nos anos 80, mas é divertido e vale a conferida. Nem que seja para conferir a engraçadíssima performance musical de "I'm So Excited".

Nenhum comentário:

Postar um comentário