segunda-feira, 1 de julho de 2013

ANIMAÇÃO - PARTE 25

O MONSTRO DO ARMÁRIO
+

CLUBE DOS CAFAJESTES
+

A VINGANÇA DOS NERDS
=

UNIVERSIDADE MONSTROS
CRÍTICA: A Pixar tem um histórico duvidoso quando o assunto são as sequências de seus filmes. Enquanto Toy Story 2 e 3 formam com o original uma das melhores trilogias da história do cinema, Carros 2 é uma verdadeira tragédia. O que esperar então de Universidade Monstros?
Na trama, conhecemos o olhudo Mike Wazowski ainda como um aplicado estudante que sonha em se tornar um assustador e sua rivalidade com o talento nato (e indisciplinado) que é James P. Sullivan. Estranhando-se no começo, eles precisam unir forças para (junto de um bando de monstros "losers") ganhar os Jogos de Sustos e não ser expulsos da Universidade Monstros.
Contar a história pregressa de Monstros S.A. provou-se uma grande sacada. Afinal, eu não quero saber como se desenrolou o reencontro dos monstros com a garotinha Boo ao fim do primeiro filme. Aquele final inconclusivo é um dos mais belos da história da Pixar.
Mostrar como Mike e Sully tornaram-se amigos abre portas para uma divertida paródia dos filmes de faculdade americanos, onde os fortões mandam e os perdedores tentam encontrar um lugar ao sol.
O universo colorido onde vivem estes monstros é cheio de possibilidades e é preciso estar atento para não perder alguma criatura de design estranho no canto das tela.
A tecnologia da animação continua evoluindo em uma velocidade incrível (algo perceptível em cada detalhe), mas é gratificante constatar que Universidade Monstros é feito para contar uma história que tem coração, não para vender brinquedos (olha Carros 2 aí de novo...).
A maneira como a amizade entre os dois protagonistas brota é tratada de maneira emocionante e crível pelo roteiro, que não tem pressa e consegue surpreender até mesmo dentro dos clichês que propõe a parodiar (o clímax é encenado como um filme de terror).
Curiosamente, o filme apresenta um lição de moral duvidosa. 
SPOILER!

Os personagens acabam fora das faculdade mas, graças ao talento e esforço, chegam onde queriam dentro da Monstros S.A. Lição: quem precisa de diploma, afinal?

FIM DO SPOILER

Universidade Monstros é divertido, pungente e lindo de ver. A Pixar está retomando o eixo. Ainda bem...

Ps: O curta O Guarda-Chuva Azul, que passa antes do filme, é outra pequena obra-prima desse pessoal da Disney/Pixar e seus curtas maravilhosos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário