segunda-feira, 19 de setembro de 2011

COMÉDIA - PARTE 34

A GAIOLA DAS LOUCAS+

PRESENTE DE GREGO+

GRITOS E SUSSUROS=

PATRIK 1,5COMENTÁRIO:
Existe uma mania meio estranha de algumas pessoas de achar que um filme é bom só porque não é americano. Algumas cinematografias são endeusadas pelo simples fatos de que vemos, por aqui, apenas alguns poucos filmes que conseguem chegar.
Qualquer lugar que produza muito cinema vai produzir também muita porcaria. Por isso, somos soterrados pelo chamado "lixo americano". Isso não significa que o país de origem seja um selo de qualidade. Já vi muitas bombas do cinema francês, inglês, argentino...
O que me leva ao filme de hoje: o sueco Patrik 1,5.
Na trama, O casal gay formado por Goran (Gustav Skarsgard) e Sven (Torkel Petersson) consegue autorização para adotar uma criança. Logo recebem a notícia de que Patrik, de 1,5 anos, chegará. Porém, quando Patrik (Thomas Ljungman) chega, o casal descobre que houve um erro e receberam uma criança de 15 anos, não 1,5. E ainda por cima ele é homofóbico.
O que se segue é a cartilha de praxe deste tipo de filme. Eles tentam devolver a criança, que age como um revoltado. Sven bate de frente com o garoto, enquanto Goran é mais maternal e quer o melhor para todos. Algumas brigas e discussões ... bem, você já sabe como essa história acaba.
Patrik 1,5 é uma delícia de assistir. A direção de arte evoca um subúrbio alegre e pacato, e é interessante observar como essa família disfuncional ali se encaixa.
O trio de atores principal tem grande sintonia e atinge ótimos momentos de humor e dramaticidade.
O filme, inclusive, apresenta cenas que mostram clichês e logo em seguida lhes dá uma leve subvertida, garantindo alguma novidade.
Um filme sobre paternidade mais do que sobre homossexuais e seu direito a adoção.
Mas não ousa em nenhum momento. E se é bom, é porque é feito com talento e trabalho. Não porque é sueco. E é disso que eu falava ali em cima.

Um comentário: